Seguidores

sábado, 16 de junho de 2012

Yes, nós temos banana!

Yes, nós temos banana!

Que tem vitamina, engorda e faz crescer…
Maria do Carmo Miranda da Cunha (Marco de Canaveses, Portugal, 9 de fevereiro de 1909 — Los Angeles, EUA, 5 de agosto de 1955), mais conhecida como Carmen Miranda, foi uma famosa cantora e atriz luso-brasileira.
A carreira artística de Carmem Miranda transcorreu no Brasil e nos Estados Unidos, entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético fez com que ela seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.
Braguinha
Já em 1938, o famoso compositor popular Carlos Alberto Ferreira Braga (foto), conhecido como Braguinha  (Rio de Janeiro, 29 de março de 1907 – 24 de dezembro de 2006), exaltava, com bom humor, as qualidades da fruta, na marchinha carnavalesca Yes, Nós Temos Banana, gravada por Carmem Miranda e outros artistas.


Yes, nós temos banana

Banana pra dar e venderBanana, menina tem vitaminaBanana engorda e faz crescer
Vai para França o caféPois éPara o Japão o algodãoPois nãoSomos da crise se ela vierBanana para quem quiser
Yes, nós temos bananaBanana pra dar e venderBanana menina tem vitaminaBanana engorda e faz crescer
Mate para o ParaguaiNão vaiOuro do bolso da genteNão saiVelho ou menino, homem ou mulherBanana para quem quiser

Breve história da banana
Além das bananas frescas, podemos comer bananadas, bolo de banana, banana-split e tantas outras gostosuras feitas a partir dessa fruta tão brasileira… Brasileira?… Espere aí!… Não! Apesar de ser tão popular em nosso país, a banana não nasceu no Brasil. Ela veio da Ásia. Lá, ela é cultivada há mais de 4 mil anos. A fruta chegou à Europa no século I a.C, levada pelos romanos. Contudo, continuou sendo rara neste continente por muitos séculos, só se popularizando no século XX. Muito antes disso, a expansão do Islã levou a banana para a África. Os portugueses trouxeram-na para o Brasil. Hoje é cultivada em todas as regiões tropicais e exportada para todo o mundo. Os principais importadores são Estados Unidos e Europa. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais.
Propriedades
A banana possui diversos nutrientes e traz muitos benefícios à saúde. Ela é fonte de carboidratos, substâncias responsáveis por dar mais energia e disposição ao organismo e sabe-se que dietas com quantidades adequadas de carboidratos previnem a depressão. Ela também é rica em vitamina B6, que participa da produção de norepinefrina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo humor. É uma das melhores fontes de potássio, elemento que está diretamente relacionado ao equilíbrio da pressão arterial. Além disso, as fibras presentes na banana melhoram o funcionamento intestinal. Se tudo isso não bastasse, ela ainda é rica em magnésio e fósforo. Conforme amadurecem, as bananas ganham uma coloração amarela. Verde, a fruta não é boa para comer.
Mais benefícios
Mas os benefícios para a saúde não param por aí. A banana é rica em vitaminas do complexo B, que normalizam o sistema nervoso, ajudam a melhorar a concentração e a memória. Para quem sofre de azia, também é uma boa aliada, já que tem um efeito antiácido natural, diminuindo os sintomas. Para quem é fumante e quer largar o vício, eis aqui uma boa notícia: por possuir vitamina B6, B12, potássio e magnésio, ela é boa para quem está largando o cigarro, pois essas vitaminas ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos que a falta da nicotina (síndrome de abstinência) provoca no organismo. Uma única banana contém um terço das necessidades diárias de potássio. Como este elemento alivia câimbras, comuns nas práticas esportivas, ela é a musa dos atletas.
Alguns cuidados
Comer uma ou duas bananas por dia é o ideal, mas isso varia muito de pessoa para pessoa. Mas, atenção: essa é uma fruta relativamente calórica, que, se consumida em excesso, pode atrapalhar a dieta. Mas, se consumida moderadamente, promove a sensação de saciedade por mais tempo, por ser rica em fibras e carboidratos. A banana não é indicada também para diabéticos e obesos, por conter grande quantidade de açúcar (mas não é proibida, basta comer moderadamente), nem para pessoas com problemas renais, pela alta quantidade de potássio e fósforo. Abaixo, um quadro com a quantidade de calorias de 4 tipos de bananas:
Banana-da-terra
1 unidade (100g)
117
Banana-maçã
1 unidade (65g)
72
Banana-nanica
1 unidade (90g)
87
Banana-prata crua
1 unidade (65g)
55

Variedades
Existem três espécies de bananas, cujos nomes científicos são: musa paradisiaca, musa sapientum e musa cavendishii. No Brasil, planta-se a musa paradisíaca e amusa cavendishii. A banana d’água ou Cavendish cresce em uma bananeira pequena. Por isso, também é chamada de nanica. Diferentemente de outras espécies de musa, a nanica não prende o intestino e atua como um leve laxante. A banana-ouro é a menor delas, mas o sabor adocicado garante seu sucesso. A banana-prata não é tão doce, mas demora mais para estragar e é muito boa para fazer bananada. Já a banana-maçã, por ser de fácil digestão, é a favorita de bebês e idosos. Mas lembre-se: ela prende o intestino e, portanto, é ideal para quem está com um tipo de diarreia no qual o consumo desta fruta não seja contraindicado. A banana-da-terra é ótima para cozinhar e fritar. Pouco conhecida no Sul do País, a banana pacova é a mais encontrada no Norte do Brasil. Ela serve para fritar e cozinhar.
NOTA: Não deixe de assistir ao interessantíssimo vídeo musical The Lady in The Tutti Frutti Hat (A Dama Com o Chapéu Tutti Futti), com Carmem Miranda e muitas bananas, gravado em Hollywood, na década de 50.


Nenhum comentário:

Postar um comentário