Seguidores

domingo, 26 de agosto de 2012

Amizade x Falsa Amizade



Hoje, iremos falar um pouquinho de um assunto extremamente complexo e de um tom um tanto quanto reflexivo, pois se refere, em primeiro plano, à alma e em segundo às relações humanas sociais.
Nesse meio social em que vivemos, de cunho estritamente capitalista, grande parte das relações humanas são regidas por interesses, na maioria delas, de cunho econômico, já outras são de caráter estritamente pessoais, tais como a vaidade e a intenção de aparecer, e existem também outros tantos, então, diante de tal constatação, a grande questão que vem à mente é:
 Como identificar um amigo verdadeiro? Como não cair na lábia de um falso amigo?
Existem algumas premissas pelas quais se pode separar o interesseiro de alguém que quer ser verdadeiramente seu amigo, vejamos: 
1-  O verdadeiro amigo procura sua companhia, ou seja, quer fazer balão com você porque acredita na boa convivência e porque sua companhia lhe agrada e faz bem, o balão torna-se conseqüência e não a causa.
2-  O falso amigo procura, em primeiro lugar, alguma vantagem, alguma potencialidade pessoal que a sua pessoa possa oferecer, ou seja, procura por você seja porque possui mais condições financeiras, ou porque tem mais condições de tempo, lugar, capacidade para criar determinadas coisas que interessam, mas que o interesseiro não possui pessoalmente. Tente sempre perceber o motivo da aproximação desse seu potencial amigo. 
3-  O verdadeiro amigo lhe convida para que possa desfrutar e compartilhar das mesmas lembranças e alegrias sem ligar na sua condição econômica ou pessoal e sem esperar qualquer outro retorno.
4-  O interesseiro lhe convida para que possa retirar algo em troca tendo segundas intenções, ou para se sentir superior a você e sustentar a própria vaidade advinda da necessidade de bajulação, ou ainda para poder falar mal de você depois, pois acreditem: existem pessoas que te convidam e fazem coisas para você só para que depois se utilize disso como munição para dizer a terceiros que você adentrou em seu lar, serviu-se de sua comida e foi bem recebido e que você é ingrato. 
    5- O verdadeiro amigo não quer estabelecer uma relação de subordinação, mas sim de companheirismo, cumplicidade, ou seja, uma relação de iguais.
       6- Agora, o interesseiro utiliza-se de sua vantagem para que possa mandar mais, por exemplo, se uma pessoa quer dar mais dinheiro simplesmente porque quer mandar mais, então, no fundo, está te usando apenas para realizar seus objetivos. É falso amigo aquele que não ouve a opinião dos amigos, ou se ouve, sempre faz questão de que a sua palavra sempre seja a última à revelia dos demais membros. 
7- O verdadeiro amigo fala de seu desagrado em sua face olhando em seus olhos.
8- O falso amigo vai até a casa de seus amigos para falar mal de você. 
9- O verdadeiro amigo quer compartilhar da vitória com todos e demonstra o mérito de todos, considera o sacrifício de cada um e o esforço em comum.
10- O falso amigo faz da vitória de todos sua vitória individual, pois quer aparecer mais do que todos, ou seja, quer ser o centro das atenções. 
11- O verdadeiro amigo liga, de vez em quando, para saber se você está bem e se precisa de alguma coisa e também para dar risadas e jogar conversa fora.
12- O falso amigo liga sempre e mais ainda quando tem algum interesse e simplesmente some quando não precisa mais de você. 
13- O verdadeiro amigo utiliza-se do balão como desculpa para sempre estar junto aos amigos.
14-  O falso amigo usa das pessoas para fazer balão. 
15-  O verdadeiro amigo, se preciso, cancela o balão porque sua presença faz falta.
16- O falso amigo não te espera para soltar balão e ainda põe a culpa em você. 
17-  O verdadeiro amigo aceita, com maior prazer, o convite para uma festa ou um churrasco de alguém menos abastado financeiramente.
18-  O falso amigo se recusa a ir com você porque não interessa andar com pessoas menos favorecidas financeiramente. Acreditem, já vi pessoas dizerem: Meu filho não pode ir porque não pode se misturar com essa gente da periferia. 
19- O verdadeiro amigo compartilha do seu problema e estende a mão para ajudar.
20-  O falso amigo foge do problema e transfere o próprio problema aos amigos. Acreditem já vi pessoas que diante da dificuldade dizem: Se vira, não quero saber disso, agora, segura a bronca você. 
       21- O verdadeiro amigo sai da sua casa falando bem de você.
      22- O falso amigo sai da sua casa falando mal de você. Acreditem, já vi pessoas que se utilizam da hospedaria gratuita de amigos e falam: Esse lugar é feio, não tem nada que se aproveite, é sujo, é um lixo. 
      23-  O verdadeiro amigo é aquele que acredita em você e valoriza o seu trabalho.
      24- O falso amigo prefere o trabalho dos outros porque não acredita em você. Acreditem: Já vi pessoas dizerem que preferem fazer balão listrado a pedir leque de fulano, mas que logo depois, saiu bajulando fulano para obter leques. 
25- O verdadeiro amigo aceita a amizade pelo conteúdo de sua alma, tenta resolver os problemas e aceita os erros, porém não aceita a traição de um amigo contra o outro.
26- O falso amigo aceita sua amizade somente pelo que você tem a oferecer de vantagem, vira as costas para os problemas e encara a traição como uma justificativa para tirar alguma vantagem. Acreditem: Já vi pessoas que não aceitaram soltar balões com todas pessoas que colaboraram, e utilizaram-se da desculpa de não ter mais clima para soltar balão em conjunto para ficar com o balão só para ela.  
27- O verdadeiro amigo tem um retrospecto digno que o glorifica.
28- O falso amigo tem um retrospecto que o condena.
Enfim, com todos esses parâmetros supra mencionados, se você se sentiu bem aconselhado, então, é porque provavelmente, tem um bom caráter e tem muitos amigos. Uma pessoa interesseira não dá importância para amigos, mas no fundo, no fundo a pessoa interesseira é frustrada e provavelmente terminará isolada de todos, no mundo da amargura e com a cara na sarjeta. Agora, se com todas essas premissas, você se sentiu, de alguma maneira, incomodado, então, é porque já está hora de repensar os seus valores e sopesar o que é mais importante: Balão ou amizade.
 Nos dizeres de alguns bons amigos e também de alguns conselhos que sempre encontrei e guardei em minha mente:
  “Pelo menos quatro amigos você tem que preservar até a sua morte, pois serão eles que terão a dura tarefa de carregar o seu corpo até seu túmulo, triste é aquele que precisa se incumbir de pagar dois pares de coveiros para carregá-lo”.
 “Nunca coloque balão acima da amizade, não vale a pena”.
 “Faço balões para ter amigos e não amigos para fazer balões”.
 “Faça balões para si e não para mostrar para os outros”
 “Balão é amizade, balão é família, não destrua sua amizade ou família por causa de balão”.
 “Balão deve ser a causa de uma luta em comum e não a causa para criar  rivalidade que levam  às pessoas à inimizade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário